Desenvolvimento Web: conceito, vantagens e carreira

Um desenvolvedor web é responsável pela criação, manutenção e melhoria de websites e aplicações web. Eles trabalham com diferentes linguagens de programação e tecnologias para transformar designs e ideias em produtos digitais funcionais. Essa profissão envolve tanto o desenvolvimento front-end (interface com o usuário) quanto o back-end (lógica e banco de dados), ou até mesmo full-stack, que engloba ambos. Python é uma linguagem de uso amplo, código aberto e bastante usada, bootcamp de programação sendo uma excelente opção para começar a entender linguagens de programação já pensando na aplicação em desenvolvimento web. Ruby on Rails é um framework bastante útil no desenvolvimento de aplicações web, formado por coleções de bibliotecas que podem ser usadas de forma muito versátil na criação de novas funções. Multifuncional, PHP é uma linguagem de fácil uso, código aberto, com bom suporte em todos os sistemas operacionais e que processa bem grandes volumes de dados.

  • As tecnologias e as linguagens de programação back-end são bastante diferentes das utilizadas no front-end.
  • Além disso, por ser um superconjunto do javascript, é relativamente simples migrar um projeto javascript para TypeScript.
  • Por ser uma linguagem versátil, o desenvolvedor pode utilizá-la para codificar e programar desde aplicações básicas a avançadas.
  • Dessa forma, o profissional atua nas duas pontas do desenvolvimento web, ou seja, tanto como front-end, quanto como back-end.

Se você planeja obter um diploma de bacharel, garantir um diploma de associado potencialmente o ajudará. Isso porque, especialmente no exterior, algumas faculdades permitem que você use os créditos de disciplinas do seu curso técnico para obter outra graduação em campos relevantes, o que lhe dá uma vantagem. Além disso, muitas empresas de TI também usam diplomas de ciência da computação como https://www.h2foz.com.br/negocios/saiba-como-escolher-um-bootcamp-de-programacao-para-alavancar-sua-carreira/ um requisito mínimo para contratação. Para quem está no Brasil, há opções como o Le Wagon e a Iron Hack — além dos diversos cursos via internet. Antes de cementar sua carreira neste campo, tenha certeza de que é isso que você realmente quer. Como em qualquer outra opção de carreira, trabalhar com algo que você é apaixonado vai melhorar suas chances de sucesso e a qualidade do seu trabalho.

Como funciona o Desenvolvimento Web?

O C# é a linguagem utilizada pela Microsoft para o desenvolvimento web e mobile das suas aplicações e é baseada na linguagem C++. Ela foi criada com o intuito de substituir o Java, portanto, também apresenta uma orientação para objetos que permite a execução de jogos, vídeos, transações financeiras e tantas outras. Essa linguagem é muito mais voltada para o desenvolvimento de hardwares, tanto que é encontrada em sistemas operacionais, processadores e drivers.

o que é desenvolvimento web

Programas de mestrado duram até dois anos e focam numa área de estudo específica. Como o desenvolvimento web tem muitos campos, aprender todos eles vai demandar muito tempo, investimento financeiro e energia. Dito isso, o próximo passo que você deve tomar é escolher uma especialidade de desenvolvimento web para perseguir. Tenha em mente que não existe um caminho fixo para se tornar um desenvolvedor web profissional. Não adianta ter profissionais criando projetos inovadores, se o resto da empresa não aceita ou nem sequer conhece as novas ideias. A estrutura mais adequada pode variar, a depender do nível em que a empresa se encontra.

Quais são os passos para se tornar um desenvolvedor Web?

Desenvolvimento web, tradução de web development,  é aquele orientado à produção de aplicativos e sistemas para a Internet. Esses são servidores especiais que relacionam o endereço da web que você digita no seu navegador (como “mozilla.org”) com o endereço real do site (IP). É interessante destacar ainda que, por ser uma área de tecnologia, sua vida útil é muito mais longa. Mesmo se as tecnologias mudem e os objetivos também mudem, a área é facilmente adaptável para novas situações. Enquanto Web Designer estuda para desenvolver designs específicos para plataformas digitais, o Designer Gráfico estuda também para desenvolver o design de peças gráficas impressas. Não há uma linguagem de programação específica utilizada no Desenvolvimento Web, mas sim uma variedade.